Fomentamos a pesquisa na Amazônia

Onde há potencial, nós apoiamos.

Conhecimento para todos.

Somos uma associação que orienta sua ação para a busca de novos conhecimentos com vistas à promoção da vida e da dignidade humanas, em harmonia com o meio ambiente, dando liberdade para você ser livre e autônomo.

Quem somos

SEGUNDO O ESTATUTO

Art.

Denomina-se Fórum dos Pesquisadores das Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa de Santarém, FOPIESS, a entidade civil associativa, sem fins lucrativos, regida na forma destes Estatutos.

Art.

O FOPIESS é uma associação de pesquisadores e educadores ligados às Instituições de Ensino Superior de Santarém, região do Baixo e Médio Amazonas, órgãos, instituições, organizações e afins, que orienta sua ação para a busca de novos conhecimentos com vistas à promoção da vida e da dignidade humanas, em harmonia com o meio ambiente, sendo livre e autônomo na consecução de seus fins, podendo fazer parcerias e convênios.

Nossos fins

1. Coordenar a organização de pesquisadores que a ele se vincularem, incentivando a busca de novos conhecimentos de natureza técnica ou científica na região amazônica

2. Divulgar, analisar e discutir, internamente ou por meio de eventos, os resultados de trabalhos de natureza técnica ou científica produzidos

3. Ter meios e condições para auxiliar e acompanhar, com interesse técnico-científico, as pesquisas realizadas no Baixo e Médio Amazonas, de modo a melhorar a qualidade de novos artigos

Nossa equipe

Equipe de pesquisadores com avançada formação acadêmica e profissional.

Diretoria

Mandato de 2016 a 2019

Miguel Borghezan

Presidente

Mestre em Direitos Fundamentais e Relações Sociais pela Universidade Federal do Pará (2006). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1980), e atualmente é professor titular do Centro Universitário Luterano de Santarém - Pará (CEULS / ULBRA) e Advogado.

Sérgio Gouvêa de Melo

Vice-Presidente

Mestre em Processos Construtivos e Saneamento Urbano pela UFPA (2016). Graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993) e graduação em Programa Especial de Formação de Docente pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1994). Atualmente é professor titular do Centro Universitário Luterano de Santarém (CEULS / ULBRA).

Killian Sumaya Fuziel Lima

Tesoureira

Mestre em Processos Construtivos e Saneamento Urbano pela Universidade Federal do Pará(UFPA). Graduada em Engenharia Agrícola pela Universidade Luterana do Brasil(CEULS / ULBRA),Doutorado em andamento em Segurança e Saúde Ocupacionais pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - Portugal, (FEUP), e Atualmente é professor titular do Centro Universitário Luterano de Santarém (CEULS / ULBRA).

Gina Cynthia Carneiro do Valle

Secretária

Possui graduação em Ciências Biológicas - Faculdades Integradas do Tapajós (1993) , Mestrado em Gestão do Desenvolvimento e Cooperação Internacional pela Universidade Estadual da Paraíba/ Universidade de Lisboa (1999). Doutoranda em Ciências Ambientais, no Programa Sociedade, Natureza e Desenvolvimento, na Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA (2014).