Dia_da_Agua_img

FOPIESS propõe compromisso com o desenvolvimento integral da Amazônia no dia mundial das águas (22.03)

O Fórum de Pesquisadores das Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa de Santarém, Pará, Brasil (FOPIESS), CNPJ nº 11.031.730/0001-76, reconhecido de utilidade pública municipal (Lei/STM nº 18.587, de 14.04.2011) e estadual (Lei/PA nº 7.691, de 03.01.2013), vem publicamente convidar as autoridades, partidos políticos, a ordem econômica, entidades civis, instituições de ensino, as ordens religiosas, os sindicatos, associações de moradores, organizações não-governamentais e pessoas em geral para fazer um PACTO EM DEFESA DAS ÁGUAS COMO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL E SUSTENTÁVEL DA AMAZÔNIA, para o que propõe medidas concretas:

  1. O meio ambiente é composto por quatro elementos básicos: terra, ar, água e luz solar. Hoje (22.03) queremos chamar a atenção para as águas, em especial na Amazônia, berço de 80% de nossas águas.
  2. O rio Amazonas, com seus afluentes maiores, médios, menores, igarapés e lagos, comanda o ritmo da vida na maior planície quente e úmida do mundo, produzindo a rica biodiversidade.
  3. Ouve-se que o Planeta Terra depende do equilíbrio saudável do meio ambiente na Amazônia, e autoridades estrangeiras defendem mecanismos de apoio ao desenvolvimento regional sustentável.
  4. Temos de assumir o compromisso de defender a conservação e recuperação das águas na Amazônia, fundamento central para melhorar as condições de vida de todos os que vivem nesta região. Para isto, grandioso é aprender com erros e acertos de povos mais desenvolvidos, para obter melhores resultados.
    a) A base para desenvolver a Amazônia é o Município, onde vivemos, sede das autoridades que vão escolher melhor os caminhos (políticas), planejar, organizar, fixar objetivos, metas e diretrizes de ação.
    b) Será possível unir todos nessa cruzada se nos basearmos na verdade (ciência) e usarmos sempre as melhores tecnologias, melhorando a relação custo-benefício.
    c) Todos os Municípios devem escolher prioridades altas, criar políticas de Estado por meio de lei que não sofram retrocessos com a eleição de novos dirigentes na troca dos comandos políticos.
    d) O FOPIESS sugere que uma das mais altas prioridades seja a conservação e recuperação das águas que, em média, constituem 70% de nosso corpo, base do desenvolvimento sustentável e da vida digna.
    e) Não devemos repetir erros que poluíram rios na Europa, e ainda poluem na Ásia e África, criando um círculo vicioso perverso que caracteriza o subdesenvolvimento, donde queremos sair.
    f) A Amazônia é patrimônio nacional, tem águas de qualidade para promover um desenvolvimento econômico e social que favoreça todos os que escolheram viver aqui, presentes e futuras gerações, e de modo urgente precisamos tornar concreto o dever ético-legal de mantê-las e impedir a poluição delas.

Senhores Prefeitos, Vereadores, Secretários municipais e autoridades locais em geral, já é tempo de pensar grande na política, de escolher prioridades altas nas áreas econômica e social para gerar emprego e renda que vão promover o bem de todos, com melhor resultado e menor custo, valorizando os conhecimentos científicos na criação de políticas que incentivem o desenvolvimento sustentável da Amazônia, para as presentes e futuras gerações. Mãos à obra, iguais oportunidades para todos.

Santarém, Pará, 20 de março de 2023.

 

FOPIESS - Fórum de Pesquisadores das Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa de Santarém

Presidente: Miguel Borghezan
Vice-presidente: Sérgio Gouvêa de Melo
Secretária geral: Gina Cynthia Carneiro do Valle
Secretária geral adjunta: Susan Mylene Serruya
Tesoureira: Killian Sumaya Fuziel Lima
Tesoureiro Adjunto: Edinelson Saldanha Corrêa
Presidente da Assembléia Geral: Marialina Corrêa Sobrinho
Vice-Presidente da Assembléia Geral: Ynglea Georgina de Freitas Goch
Coordenadores Técnicos: Maria Irene Escher Boger, Gabriel Geller
Conselho Fiscal: Raimundo Cosme de Oliveira Júnior, Silvânia Yukiko
Lins Takanashi e Marijara Serique de Almeida Tavares.